Nova lei obriga instalação de telhado verde ou painéis solares em todos os novos edifícios comerciais da França

A França quer tudo "verde e renovável no alto".

O parlamento da França aprovou na última semana uma lei que determina que todos os novos edifícios comerciais construídos no país tenham telhados verdes ou painéis solares para a geração de eletricidade. A medida, que ajuda a promover a sustentabilidade dos empreendimentos, integra a estratégia energética do governo de reduzir a dependência das usinas nucleares, que atualmente suprem 75% da demanda de energia do país.

Com os painéis solares, segundo o governo francês, será possível gerar energia elétrica para usar nos próprios edifícios ou injetar na rede elétrica. Já os telhados verdes, além de embelezarem a vista aérea das cidades, formarão um isolamento de ruído e calor, reduzindo a necessidade de instalação de sistemas automatizados de refrigeração durante o verão e de aquecimento no inverno.

Compostos por uma cobertura de diversas espécies vegetais, os telhados ecológicos também atuam contra a poluição e retém água pluvial, o que reduz problemas de escoamento urbano durante períodos de chuvas fortes.

 

Clique em exibir as imagens para ver

Inicialmente prevista para ser aplicada aos projetos de qualquer tipologia, a lei foi aprovada considerando apenas os novos empreendimentos comerciais, uma vez que o parlamento julgou que a medida poderia ser onerosa para o consumidor residencial.

Ativistas ambientais franceses, no entanto, propõem que todos os novos edifícios fossem completamente cobertos por vegetação.

 

Fonte: PINI (Techne)

Redes sociais